quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Resenha: HQ nacional "Quem matou o Caixeta?"


          Estilo do desenho interessante e narrativa atual abordando a realidade da internet como fonte de informação, expressão e comunicação. Aborda, sobretudo, o papel dos chamados 'youtubers' como influenciadores dentro dessa realidade, não rara vezes fomentando discurso de ódio, opiniões mal fundadas e conceitos rasos para milhares de seguidores. Esse fato é personificado no 'youtuber' Caixeta, o qual afirmar que o o mundo ficou chato pra "ca-ra-leo" com a onda do que ele chama de politicamente corretos. Pra crescer e conseguir cada vez mais 'likes' e seguidores, ele produz vídeos de conteúdo duvidoso, recebendo críticas e elogios. Porém, a pressão e as críticas agressivas que ele recebe pela internet dão o tom de mudança na vida de Caixeta.
          Ao longo da história, algumas passagens são capazes de causar desconforto.

         É possível perceber que o comportamento do Caixeta é comum e praticado por outras pessoas. Seria tudo isso fruto de construção social? Será que estamos realmente desconstruindo esse cenário? Essa dúvida paira assim como a que dá título ao quadrinho.

          O final da narrativa é desconcertante e com um quê hilariante.
          Afinal, quem matou o Caixeta?
          Eu, ele mesmo, você ou a sociedade?




  • Um pouco sobre o autor: 
          Rianer Petter é ilustrador e professor natural de Minas Gerais. Ele é graduado em Artes Visuais e trabalha com ilustração e como colorista, recebendo diversos prêmios de diversas editoras estadunidenses. americanas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário